domingo, 3 de junho de 2012

Bolo integral de banana caramelada

Oiiiii, genteeeee! Tavam pensando que nunca mais eu ia postar nada, é?
Nãaaaaaaao, néeee! Mas tenho que confessar que ando meio displicente com a culinária... Ando me dedicando mais à minha nova futura profissão: maquiadora! Estavam sabendo já? :)

Mas hoje foi um domingo daqueles próprios para engordar, chovendo sem parar desde cedo, frio... Um típico domingo curitibano! Resumindo: não deu coragem para o passeio nosso de todo domingo. E aí, no meio da tarde, olhei para a fruteira na cozinha e pensei em o que poderia fazer com uma penca de bananas nanicas (ou caturras) bem maduras que estavam por ali.


Então misturei uma receita daqui, outra dali... juntei tudo e criei minha própria receita: um bolo integral de banana caramelada! E ficou tãaaaaaaaaaaaaao boooooooommmmm!!! Olha a carinha deliciosa dele, aí do lado. :)

Alguém por aqui pode estar esperando pela tabela de calorias... Negócio é o seguinte: não contei. Estou cortando doces da dieta desde (meu Deus, deve fazer uma eternidade já) algum tempo, e pelo menos no domingo eu tinha o direito de... bem, de fazer uma receita sem contar as calorias, degustar essa receita, ao som de uma chuvinha, com um bom cafezinho... Tinha, não tinha?

Quer ensaiar essa também? Então aí vai:

Para a calda:
Coloque na forma de bolo (usei uma forma de fundo removível) uma xícara de açúcar e leve ao fogo baixo, movimentando a forma e cuidando sempre para que o açúcar derreta e caramelize sem queimar. Use uma colher para ajudar a misturar o açúcar e caramelizar a forma por inteiro. Depois de derretido, "lambuze" também as laterais da forma com o caramelo.
Corte algumas bananas em rodelas e arrume essas rodelas sobre o fundo da forma, depois reserve.


Para a massa:
- 4 ovos
- 1/2 xícara de óleo de girassol ou canola
- 1/2 xícara de leite
- 1 banana nanina (caturra) picadinha
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de aveia
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 colher de fermento para bolo
Bata tudo no liquidificador por alguns minutinhos e despeje sobre a forma, já caramelizada e forrada com as bananas.


Feito isso, forno médio por aproximadamente 50 minutos e... pronto!
Lembre-se que, se quiser desenformar, é bom fazê-lo enquanto ainda estiver quente, ou aquecer um pouco o fundo da forma antes de desenformar... senão as bananas ficarão todas grudadas no fundo da forma!

Deu vontade? Então olhe as fotinhos pra ficar ainda com mais vontadinha... E aí vá lá, e ensaie!

beijos da Paty!







7 comentários:

Obrigada por participar deste ensaio gourmet!