domingo, 17 de novembro de 2013

Massa ao molho de queijo

Oiiiii, genteeee!
Que tempão fazia que eu não trazia um novo ensaio, né? Pois então, hoje voltei, para trazer um ensaio bem especial e muuuuito apetitoso: uma massa ao molho de queijo! Para quem gosta de um bom tempero de especiarias, não deixe de acrescentar, no final, a pimenta do reino e a noz moscada. Hmmmmmm!

A receita é original, pois no fim das contas misturei algumas dicas e receitas daqui e dali e ensaiei meu próprio molho de queijo, para um espaguete maravilhoso.

Duas dicas são importantíssimas para o sucesso desse molho:
1) Providencie um bom queijo parmesão, daqueles com ralo grosso, que derretem - não use aqueles queijos parmesão que parecem uma farinha, pois o gosto é forte demais e não vão dar o efeito deseja ao molho. O que eu compro sempre aqui em Curitiba e gosto muito é o Parmíssimo.
2) Não troque a farinha por amido de milho - o ponto certo a gente consegue com farinha mesmo, o amido pode fazer um certo "efeito pudim" e mudar a textura do molho.

Dito isso, vamos aos ingredientes, às fotos e ao passo-a-passo! :)


Ingredientes (para 02 pessoas):

- 250 g de massa da sua preferência*
- 1 cebola pequena
- 1 colher de margarina
- 500 ml de leite (usei o semidesnatado)
- 1 caixa de creme de leite
- 3 colheres rasas de farinha de trigo
- 1 xícara (geralmente corresponde a um pacote de 100 gramas) de queijo parmesão ralado grosso
- pimenta do reino a gosto
- noz moscada a gosto
- sal a gosto (mas cuidado na quantidade, porque o queijo parmesão já é bastante salgado)

* gostamos da massa grano duro, e para essa receita escolhi o espaguete Paganini, marca que acho muito boa!



Como preparar:


1. Leve ao fogo baixo a cebola com a margarina até dourar

2. Junte 1 (atenção, por enquanto apenas 1) colher de farinha e mexa até que doure (o cheirinho nessa hora já estará tãaaaaaao bom...!)

3. Reserve apenas um pouco do leite, para depois dissolver o restante da farinha. Junte o restante do leite e mantenha em fogo médio, e deixe ferver cerca de 5 minutos. Adicione sal, a gosto. Depois, dissolva as outras 2 colheres de farinha do leite reservado e junte aos poucos, sempre mexendo. Agora sim, deixe ferver até começar a engrossar.

4. Junte o creme de leite e mexa novamente, mas sem deixar ferver. Quando estiver começando a ferver, será hora de juntar o queijo.

5. Junte o queijo e mexa até começar a derreter (sem ferver). Então desligue, e, se for do seu agrado, tempere com pimenta do reino. Eu recomendo! A noz moscada pode ser também juntada agora ou no prato, como eu fiz - aí embaixo tem uma foto de um mini ralado, que é um mimo! Com ele posso ralar a noz moscada na hora, direto no prato :)


E pronto, gente! O molho não fica grosso no começo, mas não se preocupe - quando começar a esfriar, o queijo se encarrega de dar aquela textura maravilhosa que a gente adora.


Espero que gostem!








Gostou? Então, vá lá e ensaie!

Beijo grande!


2 comentários:

  1. Olá Patricia! Parabéns pelo seu blog, tudo parece delicioso!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.
    Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.
    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste ensaio gourmet!